sábado, 30 de abril de 2011

BRINCANDO, APRENDENDO E BRINCANDO

Tia Raphaelle com Alex, Daniel e Flávio no tradicional jogo de pega varetas
Na escola, a aula de Educação Física é uma ótima oportunidade para se introduzir os jogos e brincadeiras tradicionais na vida das crianças, trabalhando a ludicidade, interando a criança com a cultura (resgatando tradições, contribuindo para um desenvolvimento mais rico em informações), trabalhando o processo de socialização, sem dizer que o espaço da aula de Educação Física é um dos locais onde a criança se sente mais livre para por em prática suas brincadeiras, pois deixam a mesa e a cadeira da sala de aula e vão para um espaço onde a criatividade e o movimento podem ser por ela mais explorados. Nesta sexta(29) nossos alunos tiveram um momento diferenciado na aula de educação física quando vários jogos foram colocados a disposição dos mesmos, que acreditavam estarem brincando, mas na verdade estavam aprendendo, pois brincando também se aprende. 
Dominó fez parte da aula de Anderson e Lairton

O ludo fez a festa de Fabiana, Leticia, Lucas e Gustavo 
O xadrez foi a opção de Francisco e Natália


FALA MESTRE!
Raphaelle Andrade



" Trouxe alguns jogos como: dama, pega-varetas, xadrez, ludo e dominó, para buscar a participação prazerosa dos alunos e minha aula. Brincando e trabalhando raciocínio lógico, coordenação fina, entre outras habilidades. O mais importante, a socialização entre os mesmos, pois quando brincam com vontade, esquecem as diferenças, formando grupos e jogando meninos x meninas". 

quinta-feira, 28 de abril de 2011

REFLEXÃO: EDUCAÇÃO SEM LIMITES!

Hoje postamos o video do jovem Ricardo Oliveira, um cearense de Várzea Alegre que muito orgulha nosso país. Ricardo disse que não há espaço para o impossível. Tetraplégico, o rapaz ganhou destaque na Olimpíada de Matemática de Escolas Públicas.
Vale a pena refletir.


quarta-feira, 27 de abril de 2011

O VALOR DA AMIZADE!

A felecidade do encontro diário...na foto: Davi, Maicon, Weverton, Tiago e Douglas.

Todos os dias trabalhamos os valores nas relações humanas com nossos alunos, principalmente a amizade. Hoje dedicamos este espaço aos que em nossa escola encontram laços fortes de união diária. Para refletir postamos hoje um lindo poema... 

Liliane, Gabrielly, Luana e Raquel unidas no volei no recreio 

Pode ser que um dia deixemos de nos falar...
Mas, enquanto houver amizade,
Faremos as pazes de novo.

 
Leticia, Lucas, Maria, Daniel(em pé) Fabiana, Natália e Gabriele(agachadas) o recreio vira uma festa com essa turma... 

Pode ser que um dia o tempo passe...
Mas, se a amizade permanecer,
Um de outro se há de lembrar.

Lairton e Flávio amigos de sala e na vida...


Pode ser que um dia nos afastemos...
Mas, se formos amigos de verdade,
A amizade nos reaproximará.

 
Jarisa, Carolina, Luana(em pé) Joyce, Joelma e Nadyelle sempre juntas... 

Pode ser que um dia não mais existamos...
Mas, se ainda sobrar amizade,
Nasceremos de novo, um para o outro.

 
Eduarda e Joana dupla do barulho...

Pode ser que um dia tudo acabe...
Mas, com a amizade construiremos tudo novamente,
Cada vez de forma diferente.
Sendo único e inesquecível cada momento
Que juntos viveremos e nos lembraremos para sempre.


Gislaine, Viviane e Islania sempre conectadas até no recreio...  

Há duas formas para viver a sua vida:
Uma é acreditar que não existe milagre.
A outra é acreditar que todas as coisas são um milagre.


Albert Einstein

terça-feira, 26 de abril de 2011

DE BANHO TOMADO


Hoje foi dia de banho para garotada dos pré I e II, as tias  Dira, Camila e o tio Jorge improvisaram um chuveirão, o tratamento foi completo, um belo banho com direito a lavagem de cabelo, corte e limpeza das unhas. Foi uma alegria só, e depois de banho tomado, algumas alunas, vestiram os modelitos de passeio e fizeram a alegria dos paparazzi de plantão na escola.
Primeiro foi o banho das meninas

Agora foi a vez dos meninos
Agora de banho tomado, nossas celebridades ficam a disposição dos paparazzi...tome flash, tome flash!

ENTENDA

A higiene pessoal aglomera os cuidados que a pessoa deve ter com a saúde, para que seu corpo fique longe de bactérias e vírus que podem estar presentes em diversos atos feitos ao longo do dia. Além proteger de doenças, a higiene pessoal também aumenta a auto-estima. Com isso as pessoas se sentem mais confortáveis e confiantes para enfrentar melhor situações do dia-a-dia
A higiene pessoal envolve higiene corporal, higiene genital e higiene bucal. Atitudes como tomar banho, lavar as mãos, escovar bem os dentes e usar certos tipos de roupas são importantes para que a saúde continue estável e o corpo limpo.

PRA NÃO DIZER QUE NÃO FALEI DAS FLORES!

Nosso jardim
Hoje tivemos uma  grata surpresa, o nosso pequeno jardim, que foi plantado ontem(25) já nos brindou com suas primeiras flores, colorindo o nosso ambiente. Elas ainda estão bem pequenas, também pudera, estão com apenas um dia de vida, e que vida, uma vida forte e rica de beleza. Nós tínhamos um espaço que orientamos nossos alunos a deixá-lo sempre limpo, como os demais espaço da nossa escola, eles nos atenderam,  daí veio a idéia de torná-lo em um lugar mais belo, não só para os alunos, mas para todos que nos visitem e convivam conosco. A Tia Clébia, foi a nossa jardineira mor, mas agora todos devem cuidar, afinal a natureza é património de todos. 

Tia Clébia realiza o plantio de nosso jardim
Nossas primeiras flores que nasceram em nosso jardim...que beleza!

segunda-feira, 25 de abril de 2011

SAÚDE + EDUCAÇÃO = PREVENÇÃO

Nossos alunos receberam na tarde de hoje(25) os profissionais da saúde do PSF local que fizeram a vacinação daqueles com idades entre 11 e 24 anos, como parte da Campanha Nacional contra Hepatite B  que teve inicio hoje em todo o Brasil.
Aluno Tiago da 5ª série fica feliz ao ser vacinado contra Hepatite B 
Na 6ª série os alunos agora imunizados contra Hepatite B foram direto para a foto com a equipe do PSF
O aluno Flávio exibe a sua caderneta de saúde do adolescente

Fabiana é a representante das meninas na propaganda da caderneta de saúde da adolescente 
ENTENDA
Devem tomar a vacina  todas as crianças de 6 meses a menores de 2 anos, gestantes em qualquer idade gestacional, idosos a partir de 60 anos e os trabalhadores das Unidades de Saúde que fazem atendimento a população contra influenza . Já o público alvo para tomar a vacina contra a Hepatite B, é toda a população de 0 a 24 anos.
Dia 30 de abril é o dia “D” Mobilização Nacional de Vacinação e a Secretaria Municipal de Saúde irá distribuir os postos de vacinação do município em áreas estratégicas, onde serão supervisionados pelos enfermeiros coordenadores de cada área dando suporte aos postos de vacinação.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

DESPEDIDA

Joelma se despede em nome de todos da escola do jovem artista Moisés
Nesta quarta(20) foi um dia de despedida em nossa escola, o aluno Moisés da 5ª série infelizmente nos deixou, mas não por sua opção, foi o chamado da arte, pois ele é um palhaço e vive no circo, enquanto esteve em temporada no Bom Sucesso e Bento Pereira, o pequeno artista nos deu o prazer da feliz convivência. Na sua despedida muita emoção, na nossa quarta civica o espaço foi reservado a AMIZADE que com certeza ficou, afinal de contas isso também é EDUCAÇÃO. Moisés é de familia circense, seu pai é o ex-palhaço Nuvidade, isso mesmo NUVIDADE, muito conhecido em nossa região.

FALA MESTRE!

Meyre Leão-Diretora
"Eu fiquei muito feliz em receber o Moisés em nossa escola, até porque ele tinha outras opções e preferiu aqui estar, e isso nos alegrou muito. Me emocionei bastante quando soube que ele era do circo, e que tinha vindo até a escola para estudar, pois vi que ele sabe o valor que a educação tem em sua vida, e com certeza será o seu maior patrimônio. A ele desejo todo sucesso do mundo, e que continue sendo um exemplo de aluno como foi em nossa escola, foi ótimo fazermos parte da sua história Mosiés, a gente se encontra".




FALA GAROTA!  

Joelma - 5ª série
"Ao aluno que é muito legal.
Foi um prazer recebê-lo aqui na nossa Escola Nossa Senhora de Fátima. Que você leve muito amor e alegria em sua despedida, e que lembre-se dos seus amigos e amigas que aqui ficam. DEUS te abençoe e proteja seu caminho por onde for e que possa sempre aprender mais. Essa é a mensagem de todos os seus amigos, que você siga o seu caminho com muitas felicidades e que dê tudo certo, lhe desejo uma feliz páscoa e que nunca esqueça da gente. Um abraço Moisés.
Joelma - 5ª série".





PARA RECORDAR...
Moisés(sem farda) junto aos colegas de classe

O AMOR DE DEUS!

A criançada assistiu atentamente ao dvd "Um lugar bem legal!"

Dentro da nossa programação alusiva a páscoa inserimos dois momentos distintos, mas com o mesmo significado em nossas aulas. Nossos alunos tiveram acesso aos trabalhos “Um lugar bem legal" e "Paixão de Cristo Nova Jerusalém/Pernambuco". O primeiro trabalho foi apresentado para os alunos da 1ª série e dos pré I e II,  já que ele traz a mensagem de Jesus em forma de música e desenho animado o que favorece a compreensão. Já as demais séries viram o trabalho da Paixão de Cristo em Nova Jerusalém, inclusive com atores conhecidos do grande público, como Murilo Rosa no papel de Jesus. Além da mensagem trazida de todo o amor de DEUS pela humanidade, foi possível ainda leva-los a refletir sobre o trabalho nas artes cênicas realizado no Brasil. 
A paixão de Cristo despertou o interesse

ENTENDA

DVD Paixão de Cristo Nova Jerusalém/ Pernambuco


Dentro das monumentais muralhas de Nova Jerusalém, em Brejo da Madre de Deus, a Sociedade Teatral de Fazenda Nova (STFN) realizou a 42 temporada da Paixão de Cristo. A passagem mais conhecida da história da humanidade tornou-se, há mais de quatro décadas, um dos maiores acontecimentos teatrais do Brasil. Com 100 mil m, a cidade-teatro, obra idealizada e construída por Plínio Pacheco, fica a 180 Km de Recife. O maior teatro ao ar livre do mundo costuma fascinar o público pela sua grandiosidade e, principalmente, pela mobilidade das suas cenas. Entre um ato e outro, uma multidão movida pela emoção caminha entre os cenários, transportando-se por algumas horas época de Cristo e revivendo sua saga. Do Sermão Ressurreição, olhos atentos acompanharam com paixão o resultado da 42 edição da Paixão de Cristo, encenada entre os dias 3 e 11 de abril de 2009. Nela, Murilo Rosa, viveu, pela primeira vez, o filho de Deus em Nova Jerusalém. Também participaram do elenco Oscar Magrini, como Pilatos, Emanuelle Araújo, como Maria Madalena e Carlos Reis, como Herodes. Outros 56 autores e 500 figurantes participaram do evento. Som digital, show pirotécnico, iluminação, efeitos especiais e um elaborado figurino contribuíram para a realização do evento. Por toda essa megaestrutura, mais de 2 milhões de pessoas já assistiram a Paixão de Cristo. Venha você também fazer parte do maior espetáculo da Terra!

DVD Um lugar bem legal

Um lugar bem legal conta através da música, dança,  desenhos animados, a  História do grande Amor de Deus. São 15 clipes músicais, com coreografias e figurinos diferentes.
Mais de 10 crianças de várias idades dançam e participam dessa grande festa do amor de Deus.
Muita cor, alegria, diversão e unção estão presentes nesse DVD.
Aonde esse DVD chegar o amor de Deus será derramado em cada coração.
E tem mais, as crianças vão poder dançar os passos das músicas do DVD, junto com a Rosení e toda sua Turma.Vamos juntos espalhar o grande amor de Deus!

É FESTA!

Solange exibe orgulhosa o seu presente
A nossa aluna Solange do pré I foi alvo de homenagens nesta quarta(20) foi o seu aniversário, e a tia Dira não deixou passar em branco. Solange teve uma festa entre amigos como ela nunca imaginou, cercada de coleguinhas de sala, ela recebeu abraços e beijos de todos e um presente é claro. Para iniciar tudo, ela ganhou logo o vestido da festa, e daí para frente todos sabem o que aconteceu, só alegria. Viva a Solange!


quarta-feira, 20 de abril de 2011

TEM INDIO NA NOSSA ESCOLA!

Nossos pequenos indios
O dia do índio foi motivo de muita alegria para criançada na nossa escola. Os tios Jorge e Dira levaram a vida dos índios para os nossos alunos, quando todos dos pré I e II,  com carinha pintada e roupa de índio ganharam o pátio da escola e tiveram contato com a vivência indígena e suas comemorações em dia de festa.

Alunos dançam com professores, relembrando a cultura do indio
Tio Jorge faz a pintura no indiozinho Nailson
Aluno Cristiano  se prepara para brincar de indio
  
ENTENDA
História do Dia do Índio
Comemoramos todos os anos, no dia 19 de Abril, o Dia do Índio. Esta data comemorativa foi criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto lei número 5.540. Mas porque foi escolhido o 19 de abril?
Origem da data 
Para entendermos a data, devemos voltar para 1940. Neste ano, foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas deste contimente foram convidados para participarem das reuniões e decisões. Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”.
No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio.
Comemorações e importância da data 
Neste dia do ano ocorrem vários eventos dedicados à valorização da cultura indígena. Nas escolas, os alunos costumam fazer pesquisas sobre a cultura indígena, os museus fazem exposições e os minicípios organizam festas comemorativas. Deve ser também um dia de reflexão sobre a importância da preservação dos povos indígenas, da manutenção de suas terras e respeito às suas manifestações culturais. 
Devemos lembrar também, que os índios já habitavam nosso país quando os portugueses aqui chegaram em 1500. Desde esta data, o que vimos foi o desrespeito e a diminuição das populações indígenas. Este processo ainda ocorre, pois com a mineração e a exploração dos recursos naturais, muitos povos indígenas estão perdendo suas terras.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Parabéns seu Monteiro!

Alunos Aleff e Mikel deram vida ao livro "Reinações de Narizinho" e ao seu autor Monteiro Lobato
Nossos alunos fizeram uma apresentação comemorativa ao Dia Nacional do Livro Infantil, que também é dedicado a comemoração do aniversário de nascimento de Monteiro Lobato, escritor brasileiro que primeiro escreveu para o público infantil, iniciando seu trabalho pelo livro lançado em 1920  "A MENINA DO NARIZ ARREBITADO", com desenhos e capa de Voltolino, conseguindo sua adoção em escolas e uma edição recorde de 50.000 exemplares.
Hoje os alunos da 4ª série, Aleff e Mikel deram vida ao livro " Reinações de Narizinho" e a Monteiro Lobato, o que fez a animação da garotada que assistiu entusiasmada a apresentação.
A garotada entusiasmada com a apresentação em homenagem ao Dia  Nacional do Livro Infantil
ENTENDA

O Dia Nacional do Livro Infantil foi escolhido pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, em 2002, em homenagem ao escritor brasileiro José Bento Monteiro Lobato. Monteiro Lobato nasceu em 18 de abril de 1882 e foi o criador da literatura infantil no Brasil. Autor de inesquecíveis histórias infantis, entre elas O Sítio do Pica-pau Amarelo, cujos personagens Dona Benta, Visconde de Sabugosa, Pedrinho, Narizinho e Emília, marcaram a história da literatura infantil. O livro faz toda a diferença na formação de uma criança. Embora estejamos na era da informática, as histórias infantis fazem a criançada viajar num mundo de fantásticas aventuras e encantam todas as idades.

FALA JOELMA!

Como publicamos anteriormente, Joelma pegou gosto pelo blog e vem a cada semana trazendo uma mensagem para ser postada. É assim que realmente queremos nossos alunos, participativos e engajados no processo de promoção de Uma Escola Viva: Uma Escola Legal!
Então manda o recado garota!

Joelma sempre uma mensagem legal para os internautas
"Saudações
Hoje vou falar para vocês da nossa escola e como é bom ir para a quarta cívica e cantar os hinos do Brasil e Russas. Temos a leitura feita pelos os alunos de vários temas, e isso é bom para aprendermos mais. Na semana que passou foi muito legal. Nesta semana teremos o feriadão, mas quando voltarmos as aulas, gostaria que vocês contassem como foram esses dias em familia. Quero falar também de uma pessoa da escola, é a Camila, às vezes ela é chata, mas é muito legal. A vocês eu digo até a próxima semana.
Tchau e um beijo da Joelma".

domingo, 17 de abril de 2011

REFLEXÃO: O que não aprendemos na escola segundo Bill Gates

 
Bill Gates - Dono da segunda maior fortuna pessoal do mundo, e da Microsoft

Aqui estão alguns conselhos que Bill Gates recentemente ditou em uma conferência, numa escola secundária, sobre 11 coisas que estudantes não aprenderiam na escola.
Ele fala sobre como “a política educacional de vida fácil”para as  crianças tem criado uma geração sem conceito da realidade, e como esta política tem levado as pessoas a falharem em suas vidas posteriores à escola.
Muito conciso, todos esperavam que ele fosse fazer um discurso de  uma hora ou mais, mas Bill Gates falou por menos de 5 minutos, foi aplaudido por mais  de  10 minutos sem parar, agradeceu e foi embora em seu helicóptero.
Regra 1: A vida não é fácil. Acostume-se com isso.
Regra 2: O mundo não está preocupado com a sua autoestima. O mundo espera que você faça alguma coisa útil por ele ANTES de sentir-se bem com você mesmo.
Regra 3: Você não ganhará R$ 20.000 por mês assim que sair da escola. Você não será vice-presidente de uma empresa, com carro e telefone à disposição antes que você tenha conseguido comprar seu próprio carro e telefone.
Regra  4: Se você acha seu professor rude, espere até ter um chefe. Ele não terá pena de você.
Regra 5: Vender jornal velho ou trabalhar durante as férias não está abaixo da  sua posição social. Seus avós têm uma palavra diferente para isso: eles chamam de oportunidade.
Regra  6:  Se você fracassar, não é culpa de seus pais. Então, não lamente seus erros, aprenda com eles.
Regra 7: Antes de você nascer, seus pais não eram tão críticos como agora. Eles só ficaram assim por pagar as suas contas, lavar suas roupas e ouvir você dizer que eles são "ridículos". Então, antes de salvar o planeta para a próxima geração, querendo consertar os erros da geração dos seus pais, tente limpar e arrumar seu próprio quarto.
Regra 8:  Sua escola pode ter eliminado a distinção entre vencedores e perdedores, mas a vida não é assim. Em algumas escolas você não repete mais de ano e tem quantas chances precisar até acertar. Isto NÃO se parece com absolutamente NADA na vida real. Se pisar na bola, está despedido, RUA !!!!! Faça certo da primeira vez!
Regra 9: A vida não é dividida em semestres. Você não terá sempre os verões livres e é pouco provável que outros empregados o ajudem a cumprir suas tarefas no fim de cada período.
Regra 10: Televisão NÃO é vida real. Na vida real, as pessoas têm que deixar o barzinho ou a noite e ir trabalhar.
Regra 11: Seja legal com os CDFs (aqueles estudantes que os demais julgam que são uns bobos). Existe uma grande probabilidade de você vir a trabalhar PARA um deles.
Por Bill Gates - Dono da segunda maior fortuna pessoal do mundo, e da Microsoft, a única empresa que enfrentou e venceu a Big Blue (IBM) desde de sua fundação, em meados de 1900. A empresa que construiu o primeiro Cérebro Eletrônico (computador) do mundo.
Fonte : Blog do Bispo

sábado, 16 de abril de 2011

AMIGOS DA LEITURA: Uma aventura fabulosa pelo mundo das letras


Amigos da Leitura: Gustavo e Gabriela fizeram a festa da criançada com a historinha dos três porquinhos
Os nossos alunos " Amigos da Leitura" deram um show nesta sexta, Gustavo e Gabriela  já conhecidos por suas habilidades para as artes cénicas, usaram todo o seu conhecimento para envolver as turminhas dos pré I e II. Os pequeninos viraram personagens da história " Os três porquinhos" de máscaras, cada criança acompanhava a leitura do texto e seguia na ação falada, fazendo a alegria da sala. Difícil foi sair da sala, pois eles queriam sempre mais, mas podem aguardar pois os " Amigos da Leitura " estão apostos para envolver a criançada em uma nova aventura dentro da programação do Projeto Eu sou Cidadão.
Gabriela conta a historinha dos três porquinhos e a criançada observa atentamente

NOSSO MELHOR AMIGO: Vamos cuidar do livro!

Gabriela e Gustavo deram vida aos livros de geografia e historia
Nossos pais sabem da importância do livro didático para o crescimento de seus filhos na vida escolar, mas nunca é demais pedir o apoio deles nessa missão de conservar o livro, para que no ano seguinte ele possa ser reaproveitado por um novo aluno. Em 2011 o convite para que todos possam cuidar do livro foi feito de uma forma alegre. Os alunos Gustavo e Gabriela deram vida aos livros de História e Geografia, e contaram a vida de cada um deles, já que um teve como amigo um aluno zeloso e o outro foi torturado por um aluno que lhe riscou todo, além de arrancar suas capas e páginas. Depois da historinha, os pais reafirmaram seu compromisso acompanhando os dois livros no grito de " Vamos CUIDAR do livro, ele é o nosso melhor AMIGO".    
Os país assistem a peça de teatro de bonecos contando a vida dos livros 
Aluna Natalia exibe orgulhosa seus novos livros ao lado de sua mãe Sandra 
Quem quiser pode utilizar o nosso texto e fazer o mesmo em sua escola.

TEXTO

Geografia :_ Olá como vai História?
História – Olá Geografia eu vou bem, e você?
Geografia :_ Tudo em paz, mas com alguns pequenos problemas.
História :_ Problemas, que problemas?
Geografia – Não estou conseguindo responder as perguntas do aluno que está comigo este ano, e isso vem me deixando muito triste.
História :_ Mas o que foi que aconteceu?
Geografia :_ Infelizmente estou faltando páginas importantes para o aprendizado do meu aluno.
História :_ Nossa, como isso foi acontecer?
Geografia :_É meu amigo história, nem sempre a gente tem a mesma sorte, meus irmãos, por exemplo, caíram nas mãos de meninos muito zelosos e cuidadosos.
História – Foi mesmo?
Geografia :_ Foi sim, logo que receberam os livros levaram para casa, encaparam e tinham todo cuidado com eles.Não rabiscavam, não amassaram as páginas essas coisas que aluno cuidadoso faz.
História :_ É mesmo, eu um dia caí na mão de um aluno assim, que queria me desprezar e me rasgar todo, mas graças aos seus pais ele não conseguiu. Os pais dele o fizeram entender que outras crianças ainda iam precisar de mim, e fizeram ele me zelar até o fim do ano.
Geografia :_ Estou vendo!
História: _ Nem parece que já fui usado, estou aqui como se fosse novo.
Geografia :_ Já eu não posso dizer o mesmo, me faltam 12 páginas completas, 23 estão riscadas de caneta, minhas capas estão rasgadas e isso me torna quase inútil para o meu aluno.
História :_ Sei disso, na verdade eles já pensam em lhe substituir, e o aluno irá se servir de outro livro.
Geografia :_ Isso não é o problema, o que me dói é que foi gasto muito dinheiro comigo, para que eu durasse o tempo que fui programado, mas tive minha vida interrompida, por um aluno que não soube me cuidar.
História :_ Minha amiga geografia, eu nada posso fazer por você, mas nós podemos agora, neste momento que nossos irmãos estão indo para as mãos de novos alunos, fazer um apelo para que nos tratem com carinho, pois no ano que vem, teremos novos companheiros precisando de nós.
Geografia :_ Isso mesmo, atenção papai e mamãe não deixem seu filho nos maltratar, precisamos de atenção.
História :_ Queremos ser grandes companheiros por todo o novo ano.
Geografia :_ Atenção, papai e mamãe! podemos contar com vocês?
História :_ Não ouvi nada!
Geografia :_ Vamos lá, mais uma vez, todos juntos, repetindo comigo: Vamos cuidar do livro, ele é o nosso melhor amigo!
História :_ Agora sim, valeu, mas eu tenho que ir, tem um aluno esperando por mim. Geografia, um dia a gente se encontra nos recortes da vida escolar.

Por: Ricardo Torres

FÉ EM DIAS MELHORES: É EDUCAÇÃO!



Nossos alunos tiveram um momento diferenciado nesta sexta(15), quando participaram de um ato religioso, sendo levados a refletirem sobre o valor da vida e a importância de preservar o meio ambiente. Tudo aconteceu durante a realização de uma via sacra,  os alunos percorreram a escola, com paradas nas estações que representavam os últimos momentos de Jesus Cristo em meio a humanidade. A cada parada era momento de refletir sobre o nosso papel enquanto ser humano e nossas responsabilidades pela vida no planeta.  O momento marca o fim da quaresma, que é vivenciado pelos cristãos neste período do ano.

Alunos acompanham a via sacra

Ultima estação: Após a prece final a confraternização de todos os participantes

O QUE É VIA-SACRA?

Realizada durante a Semana Santa, a via-sacra é um ato litúrgico celebrado pela Igreja Católica para relembrar a paixão e morte de Cristo. Durante a cerimônia, enquanto o sacerdote lê trechos dos Evangelhos, os católicos meditam diante de uma série de quadros que representam as principais cenas da saga de Jesus.
Existem variações para a realização do ritual. Em algumas paróquias, em vez de os fiéis contemplarem imagens, eles assistem a encenações, como num teatro, que dão vida aos eventos.
Seja como for, o objetivo é um só: valorizar as ações de Cristo e reconhecer a presença de Deus mesmo na dor e no sofrimento. "A viacra não é apenas uma forma de olhar para o passado. É preciso aplicar sua lição nos dias de hoje", afirma o monsenhor Dario Bevilacqua, porta-voz da Arquidiocese de São Paulo.
"A cerimônia é um momento em que os fiéis refletem sobre questões atuais, como a importância da água, tema da Campanha da Fraternidade deste ano", afIrma o teólogo José Bizon, do Centro Universitário Assunção, em São Paulo.
A descrição do martírio de Cristo por meio de imagens surgiu durante a Idade Média, quando a catequese se dirigia, em grande parte, a analfabetos. Para que os fiéis que não sabiam ler compreendessem a plenitude de significados da vida do messias, a Igreja decidiu apresentá-la de forma visual.
Esses quadros - ou estações, como são chamados - contam a trajetória de Jesus desde o momento o costume de narrar a paixão de Cristo por meio de quadros surgiu para que os analfabetos compreendessem o significado do martírio de Jesus em que foi condenado por Pilatos até o calvário. Aparecem em seqüência: a condenação, Jesus carregando a cruz, o encontro com Maria, a ajuda que recebeu de Simão Cirineu, as três vezes em que caiu, o consolo às mulheres de Israel, a ocasião em que Verônica enxugou seu rosto, o momento em que foi despido, sua crucificação, morte, a descida da cruz e, por fim, seu sepultamento.
Diferentemente das demais estações, contudo, as que retratam as quedas e o encontro com Verônica não estão relatados nos Evangelhos - foram eventos agregados à história graças ao folclore popular e, daí, perpetuaram-se.
Na verdade, o número de cenas variou muito até que, no século 18, a Igreja determinou quais seriam as 14 que comporiam a via-sacra. "Os responsáveis pela lista foram os papas Bento XlV e Clemente XlI", diz o teólogo Fernando Altmeyer, da Pontifícia Universidade Católica (PUC), de São Paulo. Somente dois séculos depois, o Vaticano incluiu a 15ª estação. "O mistério da fé cristã é a ressurreição. Por isso, a última estação foi incluída para simbolizar que a morte não é o fim de tudo", diz o padre e teólogo José Roberto Develar, da PUC do Rio de Janeiro.
Originalmente, a via-sacra - caminho sagrado, em latim - só ocorria em Jerusalém, para onde os cristãos peregrinavam para fazer o trajeto percorrido por Jesus. Tais viagens começaram em 313, quando o imperador Constantino converteu-se ao Cristianismo. Até então perseguidos pelo Império Romano, os fiéis puderam, enfim, visitar a cidade sagrada para celebrar a memória de Cristo. Mas a prática só espalhou-se pelo mundo católico a partir do século 15. "Na época, os franciscanos guardavam os lugares sagrados de Jerusalém e, sabendo que nem todos os fiéis podiam ir até lá, propuseram que a cerimônia fosse realiizada nas igrejas locais", diz Fernando.
Monique dos Anjos - Revista das Religiões

O QUE QUER DIZER "QUARESMA"?

A palavra Quaresma vem do Latim quadragésima e é utilizada para designar o período de quarenta dias que antecedem a festa ápice do cristianismo: a Ressurreição de Jesus Cristo, comemorada no famoso Domingo de Páscoa. Esta prática data desde o século IV.
A Quaresma, que começa na quarta-feira de cinzas e termina na quinta-feira santa com a Missa da Santa Ceia, exclusive, isto é, termina antes da Missa da Ceia, ao anoitecer. Com a Celebração da Missa também chamada de Missa da Instituição da Eucaristia (ou Missa do Lava Pés), inicia-se o Triduo Pascal. Como o periodo da  Quaresmas os católicos realizam a preparação para a Páscoa. O período é reservado para a reflexão, a conversão espiritual. Ou seja, o católico deve se aproximar de Deus visando o crescimento espiritual. Os fiéis são convidados a fazerem uma comparação entre suas vidas e a mensagem cristã expressa nos Evangelhos. Esta comparação significa um recomeço, um renascimento para as questões espirituais e de crescimento pessoal.
O cristão deve intensificar a prática dos princípios essenciais de sua fé com o objetivo de ser uma pessoa melhor e proporcionar o bem para os demais. Essencialmente, o período é um retiro espiritual voltado à reflexão, onde os cristãos se recolhem em oração e penitência para preparar o espírito para a acolhida do Cristo Vivo, Ressuscitado no Domingo de Páscoa. Assim, retomando questões espirituais, simbolicamente o cristão está renascendo, como Cristo. Todas as religiões têm períodos voltados à reflexão, eles fazem parte da disciplina religiosa. Cada doutrina religiosa tem seu calendário específico para seguir.
A cor litúrgica deste tempo é o roxo, que significa penitência e conversão.
Cerca de duzentos anos após o nascimento de Cristo, os cristãos começaram a preparar a festa da Páscoa com três dias de oração, meditação e jejum. Por volta do ano 350 d. C., a Igreja aumentou o tempo de preparação para quarenta dias. Assim surgiu a Quaresma.

 
 
 
 

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Quarta Cívica: Momento de cidadania escolar

Alunos apresentam seu amor a pátria e trazem mensagens de cidadania

Nesta quarta(13) nossa escola realizou mais uma quarta cívica, nossos alunos como sempre apresentam suas produções, o que não foi  diferente hoje.
As alunas Joelma e Nadyelle (5ª série) apresentaram uma produção temática da Páscoa que se aproxima, vamos a elas:
Joelma  - 5ª série



Páscoa lembra festa
Festa lembra família
Comemoramos a Páscoa com a família

Nessa Páscoa vamos celebrar
O amor com a família
Com os amigos nesta casa escolar
Que sejam de bem com a vida e que tragam alegria





Nadyelle – 5ª série







Quando uma luz brilhar no alto do céu, pode ser algo importante, não fuja, pode ser DEUS naquele instante.
Vamos festejar essa Páscoa, que seja muito legal.
Ter a companhia de um amigo incondicional.











A aluna Raquel 7ª série, elaborou o texto o "alfabeto da vida", que foi apresentado por sua colega de classe Joana.

Joana - 7ª série
Amor
Bem
Cuidar
Desculpar-se
Esperança
Faça
Ganhe
Harmonia
Importância
Juntos
Lembrar
Manter
Natureza
Oxigênio
Participar
Querer
Respeitar
Salvar
Ter
Urbanismo
Vamos ajudar, o meio ambiente nos espera, a natureza é um simbolo de esperança!