quinta-feira, 31 de março de 2011

ESCOLA É...

Paulo Freire: Grande educacionista brasileiro

Todos os dias somos convidados a refletirmos sobre o que é na verdade a escola. Muitos procuram as mais diferentes definições e se pegam repetindo o que muitos já escreveram e disseram. Acreditamos que ninguém definiu tão bem o que realmente é a escola, como o grande educacionista brasileiro, Paulo Freire neste texto que compartilhamos com vocês nossos amigos educadores. 
Boa leitura e uma ótima reflexão! 
ESCOLA
"Escola é...
o lugar onde se faz amigos
não se trata só de prédios, salas, quadros,
programas, horários, conceitos...
Escola é, sobretudo, gente,
gente que trabalha, que estuda,
que se alegra, se conhece, se estima.
O diretor é gente,
O coordenador é gente, o professor é gente,
o aluno é gente,
cada funcionário é gente.
E a escola será cada vez melhor
na medida em que cada um
se comporte como colega, amigo, irmão.
Nada de ‘ilha cercada de gente por todos os lados’.
Nada de conviver com as pessoas e depois descobrir
que não tem amizade a ninguém
nada de ser como o tijolo que forma a parede,
indiferente, frio, só.
Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar,
é também criar laços de amizade,
é criar ambiente de camaradagem,
é conviver, é se ‘amarrar nela’!
Ora , é lógico...
numa escola assim vai ser fácil
estudar, trabalhar, crescer,
fazer amigos, educar-se,
ser feliz."

Paulo Freire

quarta-feira, 30 de março de 2011

Quarta cívica: Um momento de cidadania

Hoje foi dia de mais uma quarta cívica na nossa escola, e percebemos que os alunos estão entendendo o sentido do momento, pois fizeram referencias com poemas, produções de textos e leitura de trabalhos que destacam a semana da árvore, dia mundial da água e dia do circo.
Aluno Pablo Gustavo(6ª série) faz a leitura do poema de Pedro Bandeira

                                                           Isso sim que é vida boa  Os alunos também fizeram a leitura da Declaração Universal dos Direitos da Água  que reproduzimos abaixo:   

Eu queria ser de circo.
Ai, que vida original!
Trabalhar todas as noites,
Divertindo o pessoal.
Os aplausos da platéia,
toda aquela vibração,
sempre novas gargalhadas,
sempre mais animação!
Eu queria ser de circo,
conhecer os bastidores,
que a platéia nunca vê
ver de perto os domadores,
dar comida ao chimpanzé
ver a cama do anão
ver as focas amestradas,
ver a jaula do leão
ver a cara do palhaço    
sem pintura e fantasia,
e ver se a mulher barbada
faz a barba todo dia.
Lá no circo, eu imagino,
mal termina a função,
os artistas vão comer,
sem pagar nenhum tostão
a pipoca que quiserem,
quanto for que os contente,
um montão de algodão doce,
guaraná cachorro-quente.
Poema do livro: Cavalgando o arco-íris
Pedro Bandeira

Aluna Nadyelle Nadja(5ª série) faz a leitura de sua porodução destacando a árvore

Em 22 de março de 1992 a ONU (Organização das Nações Unidas) instituiu o "Dia Mundial da Água", publicando um documento intitulado "Declaração Universal dos Direitos da Água". Eis o texto que vale uma reflexão:
1.- A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão, é plenamente responsável aos olhos de todos.
2.- A água é a seiva de nosso planeta. Ela é condição essencial de vida de todo vegetal, animal ou ser humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura.
3.- Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.
4.- O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.
5.- A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como a obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.
6.- A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.
7.- A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.
8.- A utilização da água implica em respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.
9.- A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.
10.- O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

domingo, 27 de março de 2011

REFLEXÃO: Criança ver, criança faz!

Nós educadores como qualquer pessoa também somos espelhos para nossas crianças, daí a importância de desde cedo estarmos preparados para apresentarmos bons hábitos e valores para nossos alunos. Gostaríamos de compartilhar com vocês este vídeo " Criança ver, criança faz".
Veja, esperamos que ele possa lhe ajudar a compreender o seu verdadeiro papel como educador.


A AULA FORA DA SALA: A criançada adora!

Ciranda de roda, brincando também se aprende 
Os contatos com os demais espaços da escola promovem alegria e favorecem a aprendizagem. A brincadeira de roda anima a criançada de forma lúdica enquanto à professora busca atingir seus objetivos.

FALA MESTRE

IRANIZA GONÇALVES
"Eu tinha que despertar a musicalidade nas crianças, de maneira que fosse possível proporcionar a interação, comunicação e o entrosamento em grupo, através da brincadeira de roda. Assim eu esperava desenvolver o interesse de aprender de uma forma prazerosa, divertida e o que é melhor fora da sala de aula, que é um ambiente comum aos alunos.
Diante da aula diferente desenvolvida nesse dia, percebi a alegria e o envolvimento das crianças em aprender brincando, pois aconteceu exatamente o que esperávamos a interação com a participação do grupo de forma prazerosa.
Gostei do resultado".

VISITA AO CVT: Aprendendo mais e melhor

Professor Jackson orienta alunos no traduor on-line

Os alunos da 7ª série tiveram uma aula diferente para o aprendizado de Inglês, e assim foram até o laboratório de informática do Centro Vocacional Tecnológico (CVT). Lá eles tiveram acesso à rede mundial de computadores (Internet) por meio do tradutor on-line do google. É a educação sem fronteiras ao acesso de todos.

FALA MESTRE


JACKSON ANDERSON
"A aula que realizamos com os alunos da 7ª série, foi à utilização da rede internacional de computadores (Internet), quando eles tiveram como ferramenta de aprendizagem o tradutor on-line Google, que auxiliou a todos na tradução de um texto em inglês visualizado por eles por meio da exibição em datashow. São duas tecnologias a serviço da educação que não podemos dispensar. Essa atividade tinha por objetivo, a inclusão do aluno no mundo da tecnologia, compreensão do texto sugerido para tradução, para que fosse possível a pronuncia das palavras de maneira correta. Percebi que tudo os fascinava, e ao mesmo tempo os empolgava na busca do conhecimento, fugindo do convencional que é a aula do eu falo e você ouve. Durante minha caminhada como educador, posso dizer que seguir os passos de nossos alunos é buscar a tecnologia como parceira no ensino aprendizagem, pois assim através de blogs, orkuts, e-mail, twitter, face book e outras redes sociais, conseguiremos estar cada vez mais antenados com os anseios dos nossos educandos, para que assim possamos auxiliá-los na vida escolar. Parabéns a todos que fazem a nossa escola, pela a iniciativa de reproduzir para o mundo inteiro um pouco do nosso trabalho desenvolvido aqui na comunidade de Sitio Bom Sucesso".

 

HORTA ESCOLAR: Vamos cuidar!

Alunos fazem o plantio na horta escolar
A Dakota Nordeste chegou a nossa escola por meio do projeto Horta Escolar, quando os alunos realizaram o plantio de verduras e hortaliças, que após serem colhidas servirão para a merenda escolar. Os alunos são responsáveis por cuidar do plantio, colheita e manter o local limpo.
Novos agricultores de Russas

ENTENDA A NOTICIA

A parceria entre Dakota Nordeste S/A e Escola Municipal. Nossa Senhora de Fátima em Sitio Bom Sucesso foi iniciada em março de 2011. Dentro do projeto Horta Escolar será cultivado espécies hortaliças, e espécies frutíferas sendo elas : cenoura; beterraba; alface; tomate; pimentão;  cheiro-verde/ coentro e cebolinha; e berinjela, sendo que a produção inicialmente deverá ser aproveitada para enriquecer a merenda escolar dos alunos. E posteriormente poderá ser comercializada em feiras na comunidade, esses recursos deverão ser revertidos para melhorias e ampliação do projeto. Sendo o objetivo do projeto o de ser um instrumento significativo para a melhoria da qualidade de vida da comunidade escolar, por meio de práticas de cultivo, destacando-se a importância do cuidado com o meio ambiente. Contribuindo de maneira eficaz para a elevação da auto-estima dos alunos, proporcionando uma mudança significativa na relação com os bens naturais. Trazendo benefícios ao meio ambiente e às crianças nele inseridas. Além de poderem consumir alimentos saudáveis, de cultivar a terra, plantar e acompanhar o crescimento de hortaliças, elas vivenciam experiências educacionais importantes. O projeto é em si, uma aula prática de Educação Ambiental.
Funcionamento do Projeto Horta Escolar, é de responsabilidade da Dakota Nordeste S.A – Unidade de Russas. Através da ACESDAKOTA – Associação Cultural, Esportiva e Social Dakota., que se compromete em: Fornecer as sementes para o plantio; material necessário para a construção dos canteiros,  adubo para a fertilização da terra, além de um funcionário que irá inicialmente repassar aos alunos as instruções adequadas para o plantio e manutenção das espécies. Já a  Escola Nossa Senhora de Fátima. Será responsável por disponibilizar a área de terra necessária para a implantação do Projeto. (podendo essa área ser ampliada conforme necessidades futuras do projeto).
Para a garantia do sucesso do projeto, se faz necessária a criação de uma comissão coordenadora formada por professores e grupo de alunos voluntários que serão responsáveis pela implantação e manutenção do projeto na escola. Fica a critério da escola quantas pessoas queira envolver no projeto.
A produção das hortaliças e frutos colhidos da horta serão utilizadas na merenda escolar dos alunos. E no futuro esses produtos poderão ser comercializados em feiras realizadas na própria comunidade, sendo que tais recursos deverão ser revertidos para as melhorias do projeto.

NIVER DE MARÇO: Sopram velinhas Camila e Ranny

Momento gratificante, o abraço de feliz aniversário dos alunos para tia Ranny
Vamos fazer a festa em março, é hora de mais dois aniversários comemorar, primeiro é a vez da tia Ranny e depois vem a tia Camila...Então soprando velinhas e mutias felidades!
De bem com todos da escola,  Camila recebe o carinho dos colegas de trabalho

É HORA DE BRINCAR!

Crianças brincam de construir estradas

Criança também aprende brincando, além das aulas com dinâmicas, na hora do recreio o aluno tem acesso aos brinquedos e assim encontra muitas vezes um ambiente que lhe oferece oportunidades muitas vezes que não fazem parte de sua realidade, tendo em vista que nossa escola está inserida em áreas carentes da cidade. 
Brincando com quebra-cabeças

CARNAVAL: Alegria que promove educação

Professores caem na folia com os alunos

Um baile de carnaval, a festa mais popular do país. Nossos alunos trabalharam em sala a historia do carnaval, as musicas, os personagens, os trajes e tudo terminando com um grande baile de carnaval, animado com as marchinhas eternas como: Mamãe eu quero, ô abre alas, a jardineira, índio quer apito e outras.
Alunos e professores se misturam nesse clima de alegria e educação.  
Ô abre alas, que nossos alunos querem passar

MOMENTO CÍVICO: Educação e amor à pátria


Alunos cantam com empolgação e respeito os hinos do Brasil e Russas
Um momento dos mais importantes com certeza é a nossa quarta cívica, neste dia nossos alunos se manifestam por meio de músicas, parodias, poesia, cordel, noticias dentre outras formas para demonstrarem seu amor à pátria e sua cidadania.
Os cantos do hino nacional brasileiro e do município de Russas fazem parte do momento.
Aluno faz homenagem a pátria durante a quarta cívica

FALA MESTRE


FLÁVIA SHIRLEY
"Só tive a oportunidade de conhecer o hino de Russas, quando comecei a trabalhar aqui na Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima, o que me deixou com muita vergonha, mas aquilo me serviu de motivação não só para aprender, mas também ensinar fiz um pacto comigo mesma, pois percebi que poucas pessoas conheciam o hino, resolvi que todas as crianças que fossem meus alunos aprenderiam e conheceriam o hino de Russas. Primeiro copiei o hino no quadro negro, fiz a leitura para eles, em seguida falei um pouco do hino, citando quem havia escrito a letra e feita a música, pedi que realizassem uma leitura em conjunto, pedi que copiassem, pois antes de iniciar cada aula iríamos cantar, no inicio não deu muito certo, mas no ano seguinte, bem inicio fiz tudo novamente, só que não copiei somente no quadro negro, deixei exposto na sala em um cartaz e todo ano fazia tudo igual, mas esse ano fui surpreendida, na quarta cívica ao ouvir aquelas crianças e adolescentes cantando o hino de Russas com tanta empolgação e sem nenhum acompanhamento, foi emocionante e gratificante, fiquei muito feliz".

ESPECIAL: Monsenhor Vital direto do Rio de Janeiro nos visita.

Monsenhor Vital, ficou feliz com a recepção dos nossos alunos e garantiu que vai voltar
Uma tarde muito especial, de passagem por Russas, em nossa comunidade o Monsenhor Vital vindo do Rio de Janeiro nos fez uma visita, quando conversou com nossos alunos sobre a importância da educação na vida de cada um. Ao final do ecnontro uma benção foi dada pelo monsenhor que se disse muito feliz com a acolhida e prometeu voltar em outra oportunidade.

Monsenhor Vital na benção aos alunos

ATENÇÃO PAIS! VAMOS CONVERSAR?

Uma conversa franca familia e escola, assim tudo se resolve 

Um encontro muito importante, os pais são convidados para sugerir e aprovar ações a serem desenvolvidas pela escola, é o inicio de uma parceria que sempre deu certo, ESCOLA X FAMILIA, afinal de contas as duas não podem andar sozinhas nesse importante processo de formação de cidadania. 
Tio Jorge faz a entrega de uma cesta básica para uma participante da reunião 

Na reunião foram apresentadas as regras disciplinares da escola, e perguntado aos pais se concordavam ou não, sendo unânime a aprovação de tudo que foi sugerido.
Começou dando certo, mas estamos só começando.

BEM VINDOS: Vão começar as aulas!

Tio Jorge anima a criançada na acolhida no inicio das aulas
Choros, carinhas surpresas, carinhas alegre pelo reencontro, outros felizes com as novas amizades que surgem, assim é o primeiro dia de aula. Quando estão em sala, é momento de contar como foram às férias e falar dos seus projetos para o novo ano escolar que se inicia.
Tia Shirley numa conversa de igual pra igual com a garotada


APAGANDO VELINHAS

Hoje vai ter uma festa... Feliz aniversário, é hora de brindar a existência de nossos companheiros de jornada diária. Vamos a eles: Rozangela, Jorge, Jackson, Fátima e Shirley. São os que nasceram em janeiro.
felicidades 1.000.

Corte coletivo do bolo: Jorge, Rozangela, Jackson, Shirley e Fátima

PREPARANDO: Estamos juntos e prontos para APRENDER e ENSINAR

Nossa equipe 2011, todos comprometidos com a Escola Viva: Uma ESCOLA LEGAL!
Nós estamos aqui, preparando tudo para nossos alunos, com muito carinho e dedicação. Cada cantinho da escola é decorado para tornar nosso ambiente mais alegre, para que nossos alunos sintam-se a vontade na sua CASA de educação.
Professores trocam informações sobre como trabalhar com os jogos pedagógicos
Durante a semana, também discutimos o que fizemos no passado e o que podemos melhorar no presente, para influenciar positivamente no futuro de nossos educandos.
É momento da troca de experiência, cada um avalia o aluno que ele ensinou no ano passado e passa detalhes importantes para o professor que o receberá. Toda informação é importante, afinal de contas não existe saber de mais, nem saber de menos, e sim saberes diferentes.  
Professores e técnicos da SEMED discutem o Projeto Politico Pedagógico
   

A FESTA VAI COMEÇAR: Todos prontos,175 alunos estão conosco neste ano!

Esse é um momento muito importante, quando os país nos confiam os seus filhos para que possamos ensinar o que pode haver de mais precioso na humanidade a EDUCAÇÃO. Ficamos felizes em receber mais uma vez crianças e adolescentes que buscam o saber. Tudo começa com essa primeira escolha, e nós a partir desse momento temos a consciência de que ao longo deste ano deveremos nos doar ao Máximo para que todos atinjam seus objetivos ao término de mais um ano letivo. Sejam bem vindos nossos 175 amigos alunos para uma prazerosa troca de experiências neste ano que se inicia. 
Vamos ao trabalho, que seja um ano de muito SUCESSO!

sábado, 26 de março de 2011

CHEGAMOS!


Aqui só tem alegria!
 Nós somos a Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima de Educação Infantil e Ensino Fundamental,  localizada na zona rural de Russas, na comunidade de sitio Bom Sucesso, inaugurada em 13 de maio de 1982, desde então estamos prestando relevantes serviços à comunidade na área educacional bem como social, já que buscamos diariamente o fortalecimento da importante parceria ESCOLA X COMUNIDADE. Temos como lema: “Educando para a vida”, pois sabemos que somente assim conseguiremos a promoção de uma sociedade mais justa e igualitária, e teremos a certeza de estarmos realmente exercendo nosso papel maior que é o de formar cidadãos, plenos e conhecedores de seus direitos e deveres Já nos apresentamos, agora queremos que você fique a vontade, e quando for possivel deixe comentários, será muito importante sabermos a sua opinião.